A primeira edição do livro “Security Analysis” começa com a frase de Horácio do Livro Ars Poética: “Many shall be restored thar now are fallen and many shall fall that now are in honor.” Numa tradução livre esta frase seria “Muitos que agora estão caídos se recuperarão e muitos que agora estão muito bem irão cair.” Esta frase representa bem a escola de investimentos valor que procura empresas que o mercado não está dando o devido valor, mas que tenderão a se recuperar por terem bons produtos, serem competitivas e boa gestão. Por outro lado, algumas empresas que estão numa fase muito boa e muito bem precificadas pelo mercado poderão decepcionar e apresentar quedas significativas no preço das ações. Essa frase também representa alguns investidores chamados de “contrarians”, que procuram ativos para investir nos quais o mercado tem uma visão negativa e que apresentem preços bem baixos.
“Um aluno muito capaz. Graham foi ágil em seus estudos, conciliando-os com uma grande variedade de empregos comuns aos jovens estudantes. Ganhou uma bolsa de estudo integral na Universidade de Columbia, com notas altas em todas as matérias, apesar de trabalhar meio período durante todo o curso. Conseguiu se formar em apenas dois anos e meio, no final de 1914. Antes de se formar, com apenas 20 anos, foi convidado a ingressar em três departamentos diferentes na Colúmbia: Inglês, Filosofia e Matemática. Ele não aceitou e, apesar, ou talvez por causa, da situação financeira da sua mãe, decidiu trabalhar em Wall Street, inicialmente como mensageiro, depois como escriturário, analista e finalmente como sócio.”
“Graham entrou no mercado financeiro em uma época de grandes mudanças. Em sua autobiografia, The memoirs of the dean of Wall Street escreveu: “Nos primeiros dias, o negócio de Wall Street era mais um jogo de cavalheiros, com um conjunto elaborado de regras. A ênfase era na descoberta de informações internas com pouca atenção dispensada à análise financeira. No entanto, nos anos 1920 , esse sistema estava começando a declinar, e em seu lugar estavam aparecendo as ferramentas modernas de análise financeira. Graham foi pioneiro desse novo regime, usando sua inteligência privilegiada para analisar títulos.”
“Durante a Grande Quebra de 1929-32,os até então lucrativos investimentos de Graham amargaram perdas de quase 70% do capital. Isso mudou sua atitude em relação às posses materiais e ele resolveu não ser levado por gastos que não podia bancar. Nunca mais quis ser manobrado ou motivado pela ostentação e luxos desnecessários. Mais que isso: Graham refletiu profundamente sobre o período 1928-29 para tentar descobrir quais foram os erros fundamentais. Concluiu que investidores tinham se convertido em especuladores. Na verdade, a palavra investidor não deveria ser aplicada a eles. Tinham distorcido ideias equivocadas de valores de investimentos e se afastado de princípios centrais. Esqueceram que é preciso muita cautela para avaliar ações se a idéia é ter uma postura segura.”
Texto baseado nos livros “Grandes Investidores. Glen Arnold” e “Value Investing. From Graham to Buffett and Beyond. Bruce C. N. Greenwald, Judd Kahn, Paul D. Sonkin e Michael Van Biema.”