Graham desenvolveu três posturas relacionadas para investimento: (i) o valor atual do investimento, o investimento de valor defensivo e o investimento de valor empreendedor – cada um com certos fatores essenciais.
Esse investimento foi a base do sucesso de Graham nos anos 1930 e 1940. No investimento sobre valores de bens atuais Graham entra na avaliação do balanço da empresa e nos informes financeiros buscando empresas subavaliadas pelo mercado, valendo menos que o patrimônio líquido, aquilo que chamaríamos de índice de preço sobre o valor patrimonial.
Graham fazia um cálculo de patrimônio líquido através do seguinte raciocínio, ele pegava os bens atuais, deduzia todas as dívidas e dividia isso pelo número de ações chegando assim a um Valor Líquido dos Bens Atuais por Ação (NCAV – Net Current Asset Value per Share).
Graham também recomendava uma análise qualitativa da empresa, no sentido de ver se a análise quantitativa estava consistente e se as perspectivas para a empresa eram realmente positivas. Estes eram sugestões de alguns pontos a serem focados na análise quantitativa: (i) posição competitiva da empresa dentro da sua indústria; (ii) características operacionais da empresa; (iii) as perspectivas para a empresa e (iv) as perspectivas do setor econômico do qual ela faz parte.
Graham foi o precursor e o organizador do atual raciocínio de avaliação de uma empresa no sentido do investimento.
Ele entendia que em épocas de queda de mercado os investidores são envolvidos pelo medo e que coisas piores ainda estão por vir, que muitas empresas possam não sobreviver, terminando valendo zero. Numa crise muito forte, como a que ele vivenciou em 1929, muitas empresas podem não sobreviver, mas uma parcela considerável de empresas irão sobreviver e podem ser compradas por valores muito baratos. No meio da crise, os investidores tem dificuldade de separar as boas empresas das que terão problemas e poderão não resistir.
Investimentos NCAV exigem que o investidor tenha paciência em esperar a recuperação da empresa para que o preço de mercado reflita as transformações pelas quais uma empresa em crise terá de passar até voltar a ser saudável e apresentar boa rentabilidade. Essas empresas estão muito baratas, mas não existe nenhum trigger que chame a atenção do mercado para a distorção de preço. Ele ressaltava também a importância de diversificação porque algumas empresas não irão entregar as suas expectativas.
Texto baseado no livro “Grandes Investidores. Glen Arnold”